Seja um Assessor de Investimentos

Desenvolva a sua carreira e ajude as pessoas a investirem melhor.

Quero ser Assessor
Quero ser Assessor

Desenvolva a sua carreira e ajude as pessoas a investirem melhor

Essa é a profissão do futuro: profissionais de investimentos dedicados a atender cada cliente de forma totalmente personalizada, com a autonomia, independência e expertise necessárias para ajudar as pessoas a tomarem as melhores decisões na hora de investir.

O Assessor de Investimentos é um dos profissionais mais requisitados do mercado atual, com o objetivo de melhorar efetivamente a vida financeira das pessoas. Esse mesmo modelo já funciona há muito tempo na Europa e Estados Unidos.

Por que ser um assessor na XP?

  • Tradição
  • Tecnologia Exclusiva
  • Suporte XP
  • Gestão de grandes fortunas
  • Expert XP

A XP é a maior corretora do país e líder do ranking de diversos segmentos como: volume negociado em crédito privado, renda variável, derivativos, commodities, emissões de CRI/CRA além de ser a plataforma com a maior gama de produtos do mercado.

Somos pioneiros no universo de Agentes Autônomos no Brasil e responsáveis pela criação e o desenvolvimento desse modelo de plataforma de investimentos aberta com assessoria independente.

Isso porque, iniciamos nossa trajetória como AAIs e estamos há 18 anos trabalhando lado a lado com os principais escritórios do segmento. Acompanhamos de perto o desenvolvimento de mais de 550 escritórios ligados à XP.

Esse é o nosso principal negócio. Por isso, sabemos o que funciona e como funciona para um Assessor de Investimentos ter sucesso na sua atuação.

Tecnologias e ferramentas exclusivas para facilitar o dia a dia do Assessor de Investimentos. Confira algumas delas:

Aplicativo

Temos o 1º e único aplicativo do mercado para Assessores de Investimentos acompanharem seus clientes por meio do celular.

Sistema para o Assessor

Sistemas que auxiliam o Assessor a gerenciar o portfólio dos clientes, comparar investimentos e melhorar a alocação por meio de novas oportunidades do mercado.

Ferramentas

Ferramentas pensadas em aprofundar a experiência de forma prática, como CRM, simulador de investimentos, relatórios de performance e muito mais.

Todo o assessor credenciado à XP tem acesso a uma série de treinamentos presenciais voltados para a parte comercial, técnica e gerencial, e conta com uma plataforma online completa de cursos sobre produtos, estratégias e performance por meio da UNIVERSIDADE XP.

Aliado a isso, o assessor conta com relatórios técnicos desenvolvidos pela área de research e relatórios para os clientes, como performance de portfólio, distribuição da liquidez, exposição de risco e muito mais.

Além de toda essa inteligência disponível, o assessor conta com o apoio de um Gerente Estratégico de Negócios, um profissional totalmente dedicado ao acompanhamento estratégico do escritório de Agentes Autônomos, bem como um robusto time de suporte operacional para auxiliá-lo na rotina junto aos seus clientes.

Benefícios exclusivos e estrutura focada em ajudar o Assessor de Investimentos a assessorar grandes clientes (investidores com investimentos acima de 10 milhões).

Entre os benefícios estão: relatórios e eventos exclusivos, soluções em fundos exclusivos, carteiras administradas, área de Wealth Planning, Mesa de Soluções de Investimentos Private, parceria com nossos escritórios nos EUA e Europa, análise política e econômica global feita por profissionais que são referência no mercado internacional e muito mais.

Somos responsáveis pelo maior evento sobre investimentos do mundo, o qual começou em 2011 exclusivo para assessores credenciados à XP reunindo bancos, gestoras, plataformas e vários outros players do mercado.

Hoje, alguns anos depois, o evento conta com mais de 35 mil participantes e renomados palestrantes, além de um dia exclusivo para assessores de investimento.

Uma experiência única para clientes e assessores que queiram estar à frente no mundo do empreendedorismo e investimentos.

Seja um assessor de investimentos

Depoimentos

Como começar?

01

Preencha os seus dados abaixo para receber os próximos passos de como se tornar um assessor e mais informações sobre a profissão

02

Inscreva-se no exame da ANCORD e prepare-se para a prova - nós oferecemos os cursos preparatórios.

03

Após a aprovação na ANCORD, nossa equipe irá oferecer todo suporte para encontrar um escritório adequado ao seu perfil ou montar o seu próprio.

Quer ser um Assessor?

Preencha o formulário abaixo

Este campo deve ser preenchido

Este campo deve ser preenchido

Este campo deve ser preenchido

Este campo deve ser preenchido

#{Enviando...}

Dúvidas Frequentes

O que é a XP Investimentos?

A maior corretora independente do país. A XP está, há mais de 18 anos, transformando o mercado de investimentos no Brasil. Hoje, somos referência no quesito assessoria de investimentos e precursores do modelo de plataforma aberta de investimentos onde o cliente encontra produtos de várias asset independentes, bancos e produtos de renda fixa. Além de ter acesso a todo mercado de renda variável onde somos líderes absoluto com mais de 40% dos investidores brasileiros operando através de plataformas do grupo.

A XP oferece cursos preparatórios para Ancord?

Sim, a XP oferece gratuitamente curso online preparatório para a Ancord. Basta preencher o formulário de contato na página inicial para receber mais informações e, em seguida, nos enviar o comprovante da inscrição na prova.

Como um assessor de investimentos é remunerado?

O assessor recebe uma parte da receita de corretagem, taxas de administração de fundos, distribuição de ativos de renda fixa, IPOs e outros produtos. A remuneração total do agente depende do número de clientes com quem ele mantém relação comercial e das condições de acordo fechado com o escritório sobre a comissão a ser paga por transação.

Como é regido o vínculo dos profissionais que atuam no escritório credenciado?

O escritório é uma sociedade independente que possui um contrato de distribuição com a XP. Não existe vinculo empregatício entre XP e AAIs.

A atividade do Agente Autônomo, por sua vez, é regulamentada por normas da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), onde todos os assessores de investimentos devem possuir participação societária na empresa que atua. As sociedades têm liberdade para definir o modelo de distribuição de dividendos entre seus sócios. Os assessores podem ser remunerados com um valor mensal (pró labore), além de dividendos baseados na produção individual de cada um. Já os profissionais que não atuarem como assessor de investimentos devem ocupar cargos administrativos e serem enquadrados no regime CLT.

Onde é realizada a prova da Ancord? É necessário agendar a prova no momento da inscrição?

Em todos os estados do Brasil há realização da prova nos centros de teste da FGV. A prova é aplicada em mais de 150 lugares do Brasil. Você pode se inscrever na prova e terá um prazo de 60 dias para escolher uma data de realização do exame.

O assessor de investimentos pode ser consultor CVM?

Não, essas atuações são conflitantes.

O assessor de investimentos pode ter outra atividade em paralelo?

Sim, desde que na outra atividade não haja conflito de interesse. Profissões conflitantes são por exemplo: gestor de carteira, consultor financeiro, analista financeiro entre outras.

Alguma outra certificação substitui a Ancord?

Não, a certificação da Ancord é a única que habilita atuar como agente autônomo. Nenhum outro certificado substitui a Ancord.

O certificado da Ancord tem validade?

Após receber o certificado o agente autônomo tem até um ano para pedir seu credenciamento. O certificado não possui prazo de validade uma vez credenciado e pagando a trimestralidade à CVM.

O escritório é uma filial da XP Investimentos?

Não, o escritório é uma sociedade independente, composta de assessores de investimentos e regida por meio de um contrato de distribuição. Através do programa de Agentes Autônomos da XP, você pode se tornar um assessor de investimentos de algum dos escritórios credenciados à XP ou estruturar seu próprio escritório.

Quais os custos relacionados à estrutura física do escritório?

Estimamos um custo médio de R$ 1.000 a R$ 3.000 por metro quadrado.

Esse valor inclui o cumprimento do padrão mínimo de infraestrutura, tecnologia, telefonia, móveis, sala exclusiva para assessores, recepção e salas de reunião.

Como é feito o repasse da XP Investimentos para os escritórios?

Mensalmente, a XP encaminha um demonstrativo com os resultados e indicadores de performance do seu escritório. Em seguida, o escritório é autorizado a emitir uma nota fiscal para a XP Investimentos. Nosso time de gestão estratégica analisa o resultado de cada um dos escritórios para buscar oportunidades de melhorias e alocações eficientes.

Qual o prazo do contrato estabelecido entre a XP Investimentos e o escritório credenciado?

O prazo é indeterminado. No entanto, em caso de distrato, é obrigatório que o escritório emita um aviso prévio de 60 dias.

Posso desenvolver um site para o meu escritório?

Sim, é autorizada a criação de sites, materiais de papelaria, campanhas comerciais e qualquer outro material de comunicação que divulgue a marca do seu escritório. Todavia, deve seguir o padrão da XP e ter a aprovação do Compliance.

Qual é o investimento aproximado para montar um escritório credenciado à XP?

O investimento financeiro é baixo, mas montar seu próprio negócio requer muita dedicação, aptidão comercial e conhecimento técnico. Para abrir seu próprio escritório credenciado à XP, é necessário contar com mais dois sócios interessados em se tornar assessores de investimentos, além de estrutura física adequada e aprovação em um processo de análise conduzido pelo nosso time de gestão. O escritório deverá arcar com 50 mil reais em garantia na XP.

Quais as formas de empreender no mercado financeiro com a XP?

O assessor de investimentos pode se juntar a um escritório já credenciado à XP e fazer parte de sua estrutura societária ou estruturar seu próprio escritório mediante avaliação do projeto.

Como é efetuado o pagamento do escritório?

A liberação do demonstrativo financeiro do escritório acontece no 5º dia útil de cada mês. O pagamento é realizado mediante o envio prévio da nota fiscal, em uma das 4 janelas do mês.

O que é o PAN?

O PAN é o Programa de Aceleração de Negócio. Consiste em um programa de incentivo para novos assessores.

Caso tenha mais dúvidas, visite nossa página de Atendimento