Provedor de liquidez - RLP

O Provedor de liquidez, também conhecido como RLP, busca gerar maior liquidez aos clientes da XP e proporcionar melhora no preço de execução das ordens.

O que é?

O Provedor de liquidez para o varejo ou RLP (em inglês, Retail Liquidity Provider) é um serviço aplicado no envio de ordens dos clientes da XP, gerando maior liquidez para os clientes e buscando, sempre que possível, proporcionar melhora no preço de execução das ordens. Oferecido na XP, o RLP é regulamentado pela B3 visando ao benefício dos clientes que negociam minicontratos futuros de índice (WIN), de dólar (WDO) e as ações mostradas abaixo selecionadas pela B3.

Inovação

O RLP é disponibilizado pela B3 para as corretoras do mercado brasileiro. Para poder habilitá-la, a corretora precisa seguir critérios de transparência e possuir tecnologias específicas que viabilizem a execução. A XP, sempre em busca de diferenciais, traz essa inovação aos seus clientes.

Quais os benefícios?

Aumento de liquidez para os clientes XP que operam na bolsa de valores.

Ordens executadas sempre a um preço melhor ou igual ao solicitado pelo cliente.

Serviço oferecido sem custos operacionais para o cliente.

Benefício disponível apenas nas corretoras que atendem às exigências da B3.

Como funciona?

O RLP é um tipo especial de ordem disponibilizada pela B3. Atuando como um “facilitador” de ordens, o RLP aumenta a liquidez do ativo para os clientes que utilizam o serviço. Além disso, através da nova forma que a operação é executada, há a possibilidade de melhora na execução das ordens.

Veja o exemplo:

Tabela de como funciona venda com RLP

Números do provedor de liquidez na XP

Consulte aqui as informações históricas do RLP.
Para mais informações, consulte este material preparado pela B3.