Como ganhar dinheiro com ações?

A forma mais segura de conseguir bons retornos investindo em ações é comprar papéis de empresas bem geridas, que apresentem lucros sólidos e crescentes, e não ter pressa de vendê-las. O investidor deve buscar critérios de avaliação de empresas para analisar seus fundamentos e não se preocupar com as oscilações de curto prazo das cotações das suas ações (volatilidade). O risco no investimento em ações é justamente vender por preços “injustos” (mais baixos) num momento de volatilidade, o que é normal em um mercado de alta liquidez. Investidores com perfil mais agressivo buscam na bolsa oportunidades de curto prazo, aproveitando-se desta volatilidade para comprar e vender ações, realizando lucros rápidos. Estes investidores costumam utilizar Análise Técnica ou Análise Tape Reading.

No longo prazo, os bons fundamentos das empresas tendem a prevalecer e a valorização acontecerá. Uma empresa com histórico de crescimento contínuo terá sempre grande demanda por suas ações, fazendo com que elas sejam negociadas em grandes quantidades e a preços crescentes. Identificá-las é o desafio do investidor.

Saiba mais sobre ações

O que são ações?

Ações representam uma fração do capital social de uma empresa. Ao comprar uma ação o investidor se torna sócio da empresa, ou seja, de um negócio. Passa a correr os riscos deste negócio bem como participa dos lucros e prejuízos como qualquer empresário.

Saiba mais

Qual ação devo comprar?

Existem uma série de técnicas e metodologias que você poderá utilizar. Dentre as mais famosas estão a Análise Fundamentalista, que olha as perspectivas para o médio e longo prazos procurando identificar o potencial de crescimento de lucros futuros, a Análise Técnica analisa o comportamento de preços com base em estudos...

Saiba mais

Como compro uma ação?

Comprar uma ação na XP é muito simples. O primeiro passo é você abrir gratuitamente uma conta clicando aqui. Feito isso, basta escolher uma de nossas plataformas de negociação, nas quais você terá acesso a todas as ações negociadas no Brasil, podendo comprá-las e vendê-las de forma muito simples. Você...

Saiba mais

O que mais preciso saber?

Ao comprar ações, você se torna sócio de grandes empresas, mas não tem garantia de rentabilidade. Por isso, o mercado de ações é considerado um investimento de risco. O risco está relacionado aos ativos em que você investe. Por exemplo: se você compra ações da Petrobras, seu risco está relacionado à Petrobras.

A XP pode ajudar você a tomar decisões

  • Arena do Investidor

    Salas online e ao vivo com nossos analistas técnicos.

    Saiba mais
  • Alavancagem

    Robustez e flexibilidade são as principais características de nosso sistema de Risco.

    Saiba mais
  • Custódia remunerada

    A forma mais simples de aumentar a rentabilidade de sua carteira de ações.

    Saiba mais

Invista melhor com a XP

  • Carteiras recomendadas

    As carteiras recomendadas XP são um conjunto de ativos especialmente selecionados pela Área de Análise para maximizar o resultado de uma determinada estratégia. São 5 tipos de carteiras para você escolher.

  • Assessoria exclusiva

    Opere com a ajuda de um assessor de investimento exclusivo, cujo foco será antecipar as suas necessidades com uma postura proativa. Ele apresentará as principais oportunidades do mercado e as soluções que mais combinam com você.

  • Relatórios de oportunidades

    Recomendações dos nossos analistas que indicam para você as melhores opções de ativos com base nas principais estratégias e escolas de análise do mercado.

  • Perfil de risco

    A XP auxilia no monitoramento das suas operações e as compara com o seu perfil de risco. O objetivo é orientá-lo sobre possíveis divergências.

Abra sua conta. É grátis