Aluguel de Ações (BTC)
Potencialize a rentabilidade das suas operações “alugando” ativos.

O que é?

O aluguel é a operação em que o investidor proprietário das ações (doador), empresta os ativos da sua carteira para um investidor interessado (tomador), cujo qual tem o direito de usar os papeis alugados em suas operações, a uma taxa e período previamente acordado entre ambas as partes.

Essa prática, apesar de pouco conhecida, pode ser uma oportunidade para investidores aumentarem os ganhos no mercado de ações.

Vantagens para o doador

  • Renda adicional
  • Custo zero
  • Segurança

Enquanto espera a valorização dos ativos da sua carteira, você tem a possibilidade de emprestar suas ações, potencializando e otimizando os seus ganhos.

Não há nenhum custo extra para o investidor alugar suas ações.

As operações são garantidas pela B3, Bolsa de Valores oficial do Brasil, responsável por administrar os empréstimos garantindo o pagamento do contrato.

Investir sorrindo, mexendo em seu celular

Você também pode alugar suas ações automaticamente. Nós cuidamos de tudo.

Por meio da Custódia Remunerada, serviço gratuito da XP, o cliente disponibiliza todas as Ações de sua carteira para aluguel (na ponta doadora) e a XP busca oportunidades no mercado (tomadores), com o objetivo de aumentar os ganhos da carteira.

Saiba Mais

Vantagens para o tomador

  • Novas oportunidades
  • Baixo custo

O tomador, investidor que toma o empréstimo, pode adquirir ativos temporariamente para realizar operações a curto prazo, como por exemplo vendas a descoberto, ou seja, a venda de um ativo que não possui acreditando que o preço caia, e posteriormente, comprá-lo de volta a um preço inferior obtendo lucro na operação.

Os custos para o tomador são a taxa de registro da B3 de 0,25% ao ano em cima do valor do empréstimo, com mínimo de R$10 por contrato, emolumentos e IR sobre os rendimentos.

Além disso, existe também a taxa do aluguel, que varia dependendo do ativo emprestado, no qual a XP cobra uma comissão mínima de R$ 8,00.